Nilton Costa

Bem Vindo Galera ao novo canto de entretenimento e cultura disponível para vocês na rede. Estou começando agora e preciso de dicas, informações etc... Postem o que vocês gostariam que estivesse aqui no blog. Beijus e fiquem a vontade!!!! www.twitter.com/Niltonrj

A persistência do irmão de uma candidata ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) resultou na decisão judicial que obriga o Ministério da Educação (MEC) a reabrir as inscrições para a prova, encerradas há mais de um mês. A determinação da Justiça Federal, divulgada na quinta-feira (20), considera ilegal a exigência do CPF para se inscrever.
Por mais que seja em caráter liminar (provisório) e que o MEC já tenha informado que vai recorrer, o universitário Walter Noro dos Santos Jr., 27 anos, comemora. Foi ele quem mandou um e-mail para o Ministério Público Federal (MPF) reclamando de problemas no site do Enem, que não reconhecia o CPF da irmã, Debora, no cadastro. A queixa, então, foi encaminhada internamente para a procuradora Marcia Morgado Miranda, que entrou com a ação civil pública.
“Comprei a briga da minha irmã”, afirma. Ele conta que logo na primeira semana do prazo de inscrição, iniciado em 15 de junho, a jovem tentou se inscrever, mas o CPF constava como inválido e não foi possível nem começar a preencher a ficha on-line.
“Acontece que o CPF da minha irmã está regularizado na Receita Federal. Checamos isso. Ela chegou até a usá-lo para fazer o Enem no ano passado.”
Como continuou sem solução, apesar dos inúmeros e-mails trocados com o MEC, ele procurou o Ministério Público. Na mensagem deixada no site do MPF, o universitário se queixava da identificação do CPF. No entanto, a ação foi além e questionou a própria exigência do documento.
O juiz da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro acatou a argumentação de que a cobrança não fazia sentido, pois o documento é facultativo aos menores de idade e boa parte dos que prestam o Enem tem entre 15 e 17 anos. Na sua decisão, ele determina que as inscrições sejam reabertas até o dia 28 de agosto.
Por sua vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC que aplica o exame, alega motivo de segurança. Segundo o Inep, a cobrança de um CPF por candidato, que passou ser obrigatória a partir deste ano, evita inscrições em duplicidade. Em nota divulgada na quinta-feira, diz ainda que as “inscrições transcorreram normalmente, não havendo registro de problemas relativos à exigência do CPF”.
Universitário, que mora com a família em Queimados, na Baixada Fluminense, e estuda filosofia no Rio de Janeiro, relata, porém, uma verdadeira via sacra para tentar obter uma resposta do Inep.
“Assim que vimos o problema com o CPF, mandamos diversos e-mails para o Inep e ligamos também para o telefone disponível para informações, mas nunca souberam nos dizer onde estava o problema. A resposta que eu recebia era para mandar um novo e-mail. Era patético”, diz.
Mesmo com o fim do prazo, em 19 de julho (após uma prorrogação oficial de dois dias por problemas no acesso ao sistema), ele insistiu na troca de e-mails com o Inep. "Justo neste ano, a minha irmã vai prestar vestibular para valer e o Enem será muito importante para ajudar a garantir uma vaga na faculdade, tanto no processo seletivo unificado quanto no ProUni.”
Aliás, ao saber da boa nova, a jovem de 17 anos, que pretende estudar pedagogia, ficou exultante. “Ela nem acreditou quando falei. Tomara que dê certo de reabrirem as inscrições e ela fazer a prova.”
Cidadania
Independentemente do resultado que a ação tiver, Santos Jr. já se considera um vitorioso. “Acho que isso serve de exemplo para nós, cidadãos, irmos atrás quando nos sentirmos lesados em um direito nosso.”
E não é a primeira vez que ele compra uma briga. “Estou processando uma empresa de telefonia celular, que mudou o meu plano sem autorização.” Se depender da sua perseverança, a companhia que se cuide.
Fonte: G1.com

0 comentários:

Hora Certa

relojes web gratis

FM O Dia

Quem Sou?

Quem sou? um fogo-fátuo, uma miragem...
Sou um reflexo...um canto de paisagem
Ou apenas cenário!Um vaivém

Como a sorte: hoje aqui, depois além!
Sei lá quem sou? Sei lá! Sou a roupagem
De um doido que partiu numa romagem
E nunca mais voltou! Eu sei lá quem!...

Sou um verme que um dia quis ser astro...
Uma estátua truncada de alabastro...
Uma chaga sangrenta do Senhor...

Sei lá quem sou?! Sei lá! Cumprindo os fados,
Num mundo de maldades e pecados,
Sou mais um mau, sou mais um pecador...

Arquivo